3d max

O 3ds max é simplesmente grandioso, vem com um rico pacote de software e assim, vem se postando na elite e também sendo identificado como um dos mais populares na modelagem 3D, animação e renderização, particularmente para a indústria de jogos. É encontrado em muitos arsenais de mega-produtores de jogos assim como a Rockstar Games, Eletronic Arts, Ubisoft e Blizzard Entertainment. Para manter esta posição almejada são feitas discretas e agressivas atualizações no 3ds max com novas ferramentas e propriedades. O 3ds max 7 foi lançado em Outubro de 2004 o que marca a segunda maior atualização para o programa nos últimos dois anos.
Com um enorme poder em uma simples aplicação, a questão não seria se você precisaria do Max. Se você trabalha na indústria de jogos, esta decisão provavelmente é tomada por você, mas a real questão é: “As novas características no 3ds max 7 são boas o bastante para as minhas supervisões nos bugs e desembolsar os custos da atualização?” o que torna uma questão particularmente difícil quando você já incomodou seu chefe no ano passado devido a ultima atualização.
A última atualização, do ano passado, do 3ds max 6 incluiu muitas características arquiteturais voltadas aos usuários incluindo objetos primitivos para a criação de portas, janelas, escadas e folhagem com um completo conjunto de material arquitetonico. No entanto, neste ano, fico feliz em dizer que muitas das novas características encontradas no 3ds max 7 são voltadas para os desenvolvedores de jogos. Uma amostra dessas novas características inclui o Character Studio, especialmente renovado e bastante útil para a melhoria da modelagem, com habilidade para criar mapas de normais, um modo de debug, um exportador para dispositivos móveis, e uma propriedade de deformação de pintura. Se você estiver utilizando o 3ds max para animação de personagem, então a resposta sobre a atualização seria excitante: “oh Yeah”.
Character Studio Incluso
A maior das novas propriedades adicionadas ao 3ds max 7 é a inclusão do popular plug-in Character Studio no pacote. O Character Studio foi o único previamente avaliado como plug-in separado custando muitas centenas de dólares, porém foi agora adicionado ao 3ds max 7 sem grandes alterações sobre o preço. O que deixaria qualquer pão-duro na sua organização feliz e te daria uma boa munição para justificar o custo da atualização.
Então, o que há de tão especial no Character Studio? Bom, se você aprecia a criação manualmente, limitadamente e ajustando as estruturas dos personagens, então talvez você não precise disso, porém o Character Studio dramaticamente otimiza a animação de pipeline ao lidar com os personagens.
O Character Studio inclui três únicos módulos: Biped (Bipede), Physique (Física) e Crowd (População). Usando o Biped, você pode criar uma pré-ligação realisticamente restringido à estrutura humana simplesmente arrastando no viewport. Esses esqueletos bípedes podem ser alterados por adição, exclusão e formando links para representar outras formas, assim como animais ou monstros. os Bipeds podem assim, ser animados caminhando, correndo ou saltando no cenário que define onde o personagem se movimenta.
Uma vez que o bípede é animado, o Physique pode ser usado para unir um skin de alta resolução ao esqueleto animado, como mostrado na figura 1, o Physique pode também ser usado para definir qualquer deformação muscular bem como salientando o músculo do bícepes.

figura1
FIGURA 1: Um modelo detalhado é mostrado aqui e ao lado um esqueleto bípede que o controla
O módulo Crowd é usado para controlar o comportamento de múltiplos movimentos dos personagens no cenário pela definição comportamental dos personagens com a finalidade de dar um toque mais realístico, assim como avançar a um determinado objeto ou escapar de obstáculos. Usando a propriedade do Crowd, você pode rapidamente animar uma cena repleta de personagens movimentando-se ao redor do cenário sem a preocupação de que os personagens caminharão um através do outro (como um fantasma) ou através dos objetos do cenário como paredes ou colunas.
As ferramentas do Character Studio não são novas, no entanto elas vêm mostrando melhoras nesta versão incluindo uma otimizada 10 vezes mais rápida solução de população.
Novas propriedades de modelagem
As ferramentas de modelagem do Max sempre foram excelentes, incluindo suporte dos meshes, patches, NURBS, Metaballs, Lofts, Booleans, Morphs e vários outros tipos de modelos. Porém, o tipo mais robusto no 3dsmax é o objeto Editable Poly e muitas das novas propriedades de modelagem no 3ds max 7 aplicam ao objeto Editable Poly. Talvez a mais nova propriedade é a inclusão do Edit Poly modifier, que permite fazer mudanças para um objeto primitivo usando as propriedades do Edit Poly que pode ser removida ou reaplicada usando o Modifier Stack. Esta habilidade para aproveitar seu objeto a partir de um conjunto de mudanças é extremamente útil com trabalhos complexos de modelagem.
Outra elegante propriedade é a ferramenta Bridge, que permite a você construir uma ponte de polígonos (bridge para conectar buracos em objetos separados, como o braço mostrado na figura 2. Usando esta propriedade, você pode criar similarmente conexões separadas de objetos bem como um braço e uma mão podendo o número de vértices em cada buraco serem desiguais.
figura2
FIGURA 2 – A propriedade Bridge pode, com perfeição, conectar dois objetos separados
Outra propriedade de modelagem do 3ds max 7 é a interface do Paint Deformation que lhe permite deformar a superfície de um modelo usando um brush para empurrar, puxar e relaxar os vértices. Com esta propriedade, você pode adicionar um visual com um nível de detalhe mais natural a um modelo sem ter de selecionar ou trabalhar com sub-objetos. O 3ds max 7 também inclui uma ferramenta de seleção de cores que trabalha com objetos e sub-objetos.
O objeto Editable Poly também inclui a propriedade Preserve UVs que permite a edição de um objeto após a textura ter sido ser aplicada sem alterar as coordenadas de textura UV dos mapas. Esta é uma grande economia de tempo para os projetos que requerem qualquer mudanças de última hora na geometria.
O Skin Wrap modifier é também novo no 3ds max 7. Ele o permite animar um personagem de baixa resolução e então ligar o skin animado a uma versão de alta resolução do skin que recebe todas as chaves da animação aplicadas ao skin fazendo o processo de animação muito melhor.
Para aqueles que evitam o “smooth” nos meshes a qualquer custo, o 3ds max 7 inclui uma versão otimizada do MeshSmooth chamado TurboSmooth que pode melhorar os objetos rapidamente com alterações em tempo real no viewport.
Normal Maps
Materiais e texturas são aplicadas aos objetos no Max usando uma interface separada conhecida como o Material Editor. Usando esta interface, você consegue criar materiais singulares e texturas sobre os objetos. O Max também inclui o Chanel Editor que permite manipular as texturas dos mapas, as quais serão aplicadas a um respectivo canal. Max pode também adicionar texturas aos objetos para simular efeitos, assim como a iluminação artificial sem o overhead.
O 3ds max 7 inclui ferramentas para a geração de normal maps. Normal maps permitem recriar os detalhes de um modelo de alta resolução e aplicá-los a um modelo de baixa resolução. A Figura 3 mostra uma simples esfera que fora renderizada com um normal map produzido a partir da esfera em alta resolução. A esfera verde-água continua tendo a mesma quantidade de poligonos da esfera vermelha, porém o normal map apresenta muito mais detalhes da esfera verde.
figura3
FIGURA 3 – Os Normal maps podem exibir um modelo de baixa resolução com detalhes adquiridos de um modelo de alta usando somente uma textura
Animação
A animação no Max é completa usando o sistema de keyframe tradicional com técnicas de animação utilizando uma intuitiva interface com acesso completo às funções de curvas e um dope sheet, entretanto você pode também automatizar o movimento dos objetos usando os Controllers do Max. Estes Controllers permitem definir específicos tipos de movimentos como flexão, elasticidade e expressões baseadas nas ações.
Você pode também animar os objetos usando as propriedades do Reactor. A interface do Reactor usa as mesmas rotinas usadas por diversos engines de jogos para simular dinâmicas realísticas baseadas nas propriedades físicas. O Reactor inclui suporte a simples e complexas colisões de corpos, bem como, roupas, cordas e interações de água.
Uma novidade adicionada ao 3ds max 7 é o Reaction Manager que o permite dirigir a animação dos objetos baseada nas propriedades de outros objetos. Por exemplo, um inimigo pode mover-se ao encontro face a face com o herói enquanto o herói move-se no cenário. Seguindo as reações realizadas você pode animar o personagem e ter suplementos aos objetos quão necessário for.
Uma das propriedades mais legais, o modo Max’s Walk Through Navigation, é encontrado no 3ds max 7. Este modo nos permite mover através do cenário no viewport usando as setas do teclado e o mouse assim como se você estivesse jogando um jogo em 1ª pessoa. Com esse modo, torna-se fácil localizar a exata visualização que você desejar, ou se divertir movendo-se através do cenário.
Renderização
As propriedades de renderização do Max são excelentes, incluindo uma opção de renderização cel-shaded, com avançadas opções de iluminação, assim como a iluminação global, radiosidade e raytracing. O suporte a renderização em rede é também incluso. O Max também inclui uma licença in-the-box do mental ray 3.3. Os melhoramentos para a última versão do mental ray englobam uma iluminação global físicamente exata baseada no photometric lights, sombras com caustics e um fácil método de configuração.
Exportando para dispositivos Móveis

O Max pode importar diversos arquivos em formatos 3D incluindo o DXF, OBJ e até IGES. Podem também ser exportadas imagens renderizadas e videos para muitos formatos comuns e alguns não tão comuns incluindo o HDRI e Shockwave. No 3ds max 7 você pode agora exportar cenas e animações à arquivos de formato JSR-184 (M3G) para dispositivos móveis.
Expansabilidade
Outro grande benefício do 3ds max é sua capacidade de ser expansível (flexibilidade). Com um extensivo SDK (Software Development Kit) que pode ser usado para criar plug-ins que podem ser incorporados continuamente dentro da sua interface. Vários outros plug-ins estão disponíveis, ou você pode criar seus próprios. Para pequenas tarefas de expansão, o Max inclui o MAXScript, uma linguagem de composição de scripts que pode ser usada para automatizar repetitivas tarefas ou alterar os controles de interface. A interface do Max inclui, também, muitas propriedades de customização que o permite mudar tudo desde os comandos de menu até as cores da interface.
Sumário
Com estas características, o 3ds max é um forte candidato a ser o top na modelagem 3D, animação e renderização. Se o Max tem um lado negativo, este seria a sua complexidade. Familiarizado com todas as novas características do 3ds max, tire um bom tempo para estudá-lo, pois ainda muitas características continuarão sendo um mistério mesmo depois de anos de estudo. Mas graças a Deus, o Max possui uma documentação on-line e um amontoado conjunto de tutoriais que nos deixam ainda mais maravilhados com a novidade.
Apesar da complexidade, o 3ds max tem tudo o que você precisa. Se você quer um pacote para animação de computador para uma obra-de-arte com todos truques possíveis, especialmente para a criação do jogo, não será necessário procurar nenhuma outra ferramenta. O 3ds max versão 7 adiciona as mais necessárias propriedades ao mix e ao pacote do Character Studio. O que torna o preço da atualização bem pior.
FONTE: http://www.unidev.com.br/artigos/texmap3dsmax000.asp?id=463

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: