Demodecose

 

Origem

Trata-se de uma afecção cutânea provocada por Demodex canis. Este parasita existe fisiologicamente em 50% dos cães adultos sem provocar quaisquer sintomas.

Principais sintomas

Muito embora a infestação dos cachorros possa ocorrer desde muito jovens, os sintomas só se manifestam por volta dos 3 meses a 1 ano de idade.

Na maioria dos casos, a forma é considerada "seca", observando-se zonas de alopécia geralmente em redor dos olhos (lesões em forma de "óculos"), nas comissuras labiais, na parte inferior do pescoço e extremidade dos membros anteriores. As lesões são fundamentalmente circulares, por vezes com inflamação, e a pele apresenta aspecto granuloso. O animal não se coça.

Nalguns casos, a demodecose pode sofrer um agravamento e generalizar-se, com aparecimento de pústulas, prurido que leva o animal a coçar-se, de infecção generalizada e mau estado geral.

clip_image001

Demodecose generalizada(© Parasitologia ENVA).

Forma de contágio

A demodecose não é muito contagiosa. A única forma de contágio consiste nos cães parasitados, doentes ou portadores sãos. Frequentemente, a infestação dos cachorros ocorre durante os contactos com a mãe nos 3 primeiros dias de vida. Não existe contágio entre cães adultos nem intra-uterino. Geralmente os cães desenvolvem os sintomas na sequência de um período de imunodeficiência (doença geral ou tratamento) ou em resultado de uma frequência excessiva de banhos.

clip_image002

Diversos Demodex canis obtidos por raspagem da pele e observados ao microscópio (© Parasitologia ENVA).

Prevenção

A prevenção é difícil pois existem inúmeros cães portadores sãos. Como tal, consiste em diminuir as condições que podem favorecer o aparecimento dos sintomas, ou seja, banhos demasiado frequentes, substâncias irritantes para a pele e o recurso a corticoterapia antes do ano de idade. Dever-se-á também evitar colocar em reprodução as fêmeas portadoras.

 

Publipt! Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: