Diarreias infecciosas

 

Origem

Podem ser virais (coronavírus, rotavírus) ou bacterianas (Campylobacter, Salmonella, Clostridium).

Principais sintomas

Afecta sobretudo os cachorros com menos de 6 meses, que apresentam diarreias por vezes nauseabundas (Clostridium), com maior ou menor vestígio de sangue, bem como vómitos (Coronavírus, Salmonella, Clostridium), uma acentuada subida da temperatura interna (Campylobacter, Salmonella). A morte pode ocorrer no espaço de algumas horas no caso das diarreias causadas por Clostridium.

clip_image001

Num canil, um episódio de diarreia generalizada deve levar à intensificação imediata das medidas de limpeza, desinfecção e higiene.

Forma de contágio

No caso dos vírus, é essencialmente por via oro-nasal, a partir dos excrementos dos congéneres e de todos os materiais contaminados. No caso das bactérias, o contágio processa-se a partir de carnes (sobretudo carne de aves) mal conservadas e descongeladas. No caso das salmonelas, a proximidade de pássaros, répteis ou anfíbios constitui um factor predisponente.

Prevenção

É praticamente impossível. A eliminação do uso de carcaças na alimentação diminui de forma considerável este tipo de diarreias infecciosas bacterianas. No caso dos vírus, apenas a prevenção sanitária (desinfecção, higiene) se mostra eficaz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: