DIABETE

Basicamente temos dois tipos de diabete: a adquirida e a congênita.

Podemos também dividir esta classificação como:

DIABETE TIPO I, que exige injeções diárias de insulina para controle.

DIABETE TIPO II, aquela que pode ser controlada apenas por comprimidos. Existem outros tipos de diabete, que por serem tão raras e complexas, não abordaremos nesta edição.

 

COMPLICAÇÕES DA DIABETE

 

Indivíduos normais, após duas horas da ingestão das refeições devem possuir concentrações de glicose no sangue que variam entre 80 a 120 mg/dl. As complicações ocorrem de forma aguda os níveis de normalidade se alteram para mais de 120 mg ou menos de 80 mg, podendo ocorrer o coma do paciente (hiper ou hipoglicemia).

 

SINTOMATOLOGIA

 

Pessoas supostamente diabéticas, apresentam sintomas comuns com sede intensa; boca seca; hálito cetônico; suor, também cetônico; volume urinário elevado; perda de peso, entre outros. Observado esses sintomas, o paciente deverá procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível.

 

DICAS IMPORTANTES

 

Caso você observado qualquer um desses sintomas, ou caso você não tenha observado, convém lembrar que nunca é demais fazermos visitas periódicas ao médico ou ao Posto de Saúde mais próximo, porém devemos também variar sempre os alimentos; evitar refeições gordurosas; comer alimentos ricos em fibras; evitar bebidas alcoólicas e realizar as refeições em horários regulares; evitar tomar líquidos entre as refeições, pois dificulta a digestão; prefira alimentos integrais (pão, arroz, farinha, etc.); use sal em pequenas quantidades e dê preferência aos óleos vegetais.

 

CONSIDERAÇÕES

 

O principal fator o qual desencadeia a diabete adquiria é a obesidade. Quando o paciente emagrece a diabete “desaparece” e o indivíduo pode controlar a doença sem grandes problemas. Quem é diabético tem maior chances de desenvolver doenças cardíacas, derrame cerebral, cegueira, entre outras enfermidades. O melhor é controlar a diabete, faça exames periódicos e consulte sempre um médico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: