GASTRITE

 

A gastrite é um processo inflamatório da camada de células que revestem internamente  o estômago (mucosa gástrica). Ela pode ser causada por uma série de agentes antiinflamatórios e analgésicos, mesmo de uso corriqueiro, que são potentes agressores da mucosa do estômago.

O estresse é outro agente importante no aparecimento da gastrite; tanto o álcool como também o cigarro são agentes nocivos às células do estomago, mantendo o estado inflamatório, prejudicando sua regeneração. Ultimamente, tem se comprovado a associação da bactéria denominada: helicobacter pylori com a gastrite. Além disso, estudos demonstram que a permanência da infecção por essa bactéria, ao longo de vários anos, pode levar à degeneração das células da mucosa gástrica, com potencialidade de evolução para úlcera e até mesmo para o câncer.

 

SINTOMAS

 

Diversos são os sintomas associados à gastrite, variando sua freqüência e intensidade de pessoa para pessoa; dentre os principais sintomas destacam-se:

–         Gastura ou sensação de fome que não se resolve com ingestão de alimentos na maioria dos casos.

–         Dor ou queimação no estomago (epigastralgia)

–         Enjôo (náuseas)

–         Sensação de empachamento

–         Mal hálito (halitose)

 

PREVENÇÃO

 

Evitar o uso dos agentes agressores da mucosa gástrica e procurar levar um ritmo de vida saudável, evitando o estresse, compensando-o com atividades de lazer e esportivas.

O excesso de preocupação esgota a energia do estomago, por esta razão se faz importante repensarmos os valores atuais, afim de não nos tornarmos escravos de nossos caprichos; o bom mesmo é vivermos livre, com responsabilidade e sem dores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: