OBESIDADE

 

A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal. A obesidade ocorre basicamente quando a quantidade de energia ingerida excede o gasto energético por um tempo considerável. A prevalência se acentua com a idade, principalmente na faixa etária entre 45 e 54 anos.

 

A OBESIDADE TRAZ PREJUÍZOS À SAÚDE, COMO:

  1. Dificuldades respiratórias;
  2. Problemas dermatológicos;
  3. Distúrbio do aparelho locomotor;
  4. Problemas cardiovasculares;
  5. Diabetes;
  6. Hipertensão;
  7. Algum tipo de câncer.

 

ALGUNS HÁBITOS DIÁRIOS AJUDAM NO COMBATE À OBESIDADE:

  1. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. As frutas e verdura são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Coloque os vegetais no café da manhã, no almoço e no jantar.
  2. Reduza o consumo de alimentos gordurosos como carnes vermelhas, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos. Prefira carnes brancas como frango e peixe.
  3. Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar.
  4. Faça pelo menos três refeições e um lanche por dia. Para lanche e sobremesa prefira frutas. Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo e diminui o risco de ter gastrite e exagerar na quantidade quando for comer.
  5. Evite o consumo de álcool e refrigerantes. A melhor bebida é a água.
  6. Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física por dia. Caminhe pelo seu bairro, faça exercícios físicos e suba escadas. Não passe muitas horas assistindo TV.

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