REUMATISMO

 

Sob a denominação está de 100 doenças diferentes. Muitos pensam em reumatismo quando sentem dores ao longo dos músculos e tendões.  Outros se referem às doenças articulares. Toda vez que houver artrite não – traumática há um reumatismo. As articulações são o local preferencial dos reumatismos, mas estes podem comprometer outros órgãos. A doença articular mais freqüente é a artrose (ou osteoartrite). O tecido primariamente comprometido é a cartilagem articular. A coluna vertebral é uma “pilha de articulações” que também são atingidas por alguns reumatismos. Dor na coluna pode ser reumatismo.

Artrite reumatóide, lupus, dermatopolimiosite (inflamação da pele e músculos) esclerodermia/esclerose sistêmica (inflamação e fibrose da pele e outros órgãos), vasculites (inflamação de artérias ou veias) têm mecanismo auto – imune (anticorpos dirigidos contra constituintes próprios do organismo provocando inflamação). Essas doenças são reumáticas na medida em que cursam com artrite ou têm mecanismos semelhantes na sua origem.

A expressão “reumatismo no sangue” não deve ser utilizada. O sangue é utilizado para exames laboratoriais que identificarão as alterações inerentes a cada doença.

Principais sintomas de reumatismo: Febre baixa; perda de peso; cansaço; fraqueza muscular; dificuldade para se levantar ou carregar peso; dor nas juntas; dor na coluna; inchaço nas juntas; formigamento ou sensação de dormência; dores que “andam” pelo corpo; dor noturna; dor em repouso; que melhora com a movimentação; queda de cabelo; diarréia associada com dor nas juntas; uveítes ou conjuntivites de repetição; extremidades frias e arroxeadas com piora no frio; rigidez ou sensação de movimentos presos.

Principais doenças reumáticas: artose/osteoartose; artrite reumatóide; espondilite anuilosante; gota; lupus eritematoso sistêmico; osteoporose, entre outras doenças.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: